Já estás com 13 meses.
Estás crescida, estás linda, és muito meiga e muito resmungona também.
Este foi um mês um pouco dificil de passar, foi a entrada para o infantário e a saída da ama, foi a laringite malandra que te atacou, foi o baixo peso, foi e é as guerras para comer, foram as noites mal dormidas.........foi tanta coisa.
Já dás alguns passos sozinha, eu fico numa ponta, o papá na outra, e tu ora vais á mamã, ora vais ao papá, mas no meio do trajecto ainda te desiquilibras, mas não é grave.... quanto ao gatinhar, isso não páras.
Já sabes descer do sofá e da cama sozinha, embora não esteja á vontade que o faças sem alguém ao teu lado.
Quando as luzes estão ligadas, consegues chegar ao interruptor e desligá-las, mas já não consegues acender, ainda não chegas o suficiente para acender.
Sempre que entramos em casa, apontas o dedo para a campainha, tens sempre que tocar á campainha.
Dizes mamã, pai, cócó (mas não sabes o que significa), con (cão). E dizes muitas outras coisas em Adrianês que eu não entendo.
Adoras peluches e quando dizemos faz óóó, colocas os bonecos no teu ombro e deitas a cabecinha sobre eles. Que ternurento!!!!
Tens 6 dentinhos (quatro em cima e dois em baixo), e ficas linda quando sorris.
Já metes o dedo no nariz, ah pois é!!!!!! Tens que me dizer onde arranjas-te esse belo tique.
Adoras abrir gavetas e móveis e também gostas de mexer nas portas das máquinas de lavar e secar roupa.
Pegas nos telemóveis e nos comandos, e encostas ao ouvido como se estivesses a falar ao telefone.
Vais ao bidé e já abres a torneira.
Gostas do Noddy e da música dele, mas também é sol de pouca dura, porque assim que acaba a música, já não ligas nenhuma ao boneco.
Bebes água sozinha pelo biberon e pelo copinho.
Noto que a cada dia que passa gostas mais do banho, tu sempre gostaste, mas agora noto que distrais-te muito com os bonecos no banho.
Já comes um pouco de 2º prato, mas és tu sozinha que comes, pegas a comida com a mão e papas. É mais o que vai para fora do que para dentro, mas....
Já sabes, onde fica a barriguinha da Adriana e quando perguntamos pela barriguinha da Adriana, puxas a camisola para cima.
Tens um fetiche com o meu umbigo. Sempre que estou deitada ao pé de ti e vês o meu umbigo, vais sempre lá com o dedo, eu digo "não filha, não mexe no umbigo da mãe" e tapo-o com a minha mão, e tu tiras-me a minha mão e torna de querer pôr o dedo e andamos sempre no mesmo.
Queres sempre mexer em tudo o que não deves.
Na hora da refeição há sempre um momento que é dedicado ao assopro, assopras a sopa e é sopa por todo o lado. Já perguntei no infantário e lá não fazes isso - Estás a ficar indisciplinada em casa.
Adoras o pai, quando ele está por perto só queres o colinho dele.
Estás linda, estás crescida.....estás uma princesa.
Adoro-te filhota.
Adenda: Esqueçi-me de dizer que além destas coisinhas coisas que já fazes, também fazes o indio, emites um som e ao mesmo tempo bates com a tua mãozinha na tua boca.
Adenda 2: Ó filha, a mãe é mesmo tonta, é que já fazes tanta coisa que me esqueço de dizer tudo, então aqui vai , fazes também "a galinha põe o ovo e a Adriana papa-o todo" e apontas o teu dedinho indicador na palma da outra mãozinha. E basta ouvires a música "Doidas, Doidas, Doidas andam as galinhas....." que rodas logo as mãozinhas.
. E quase 3 meses depois......
. Das festas de fim de ano ...
. O Papá
. Da Joana
. As festas já se passaram....