Bem, vamos começar pelas boas porque as menos boas têm que se lhe diga....
As boas é que já começou a dar passinhos sozinha. Ela gosta muito de andar, mas só anda quando sente o apoio, chega mesmo a agarrar a nossa mão para ir andar, e quando tento largar-lhe a mão (ficando sempre por trás a amparar), ela simplesmente baixa-se e gatinha. É sempre assim... mas agora de vez em quando já dá dois ou três passinhos sozinha.
A outra coisa boa é que, depois da mamã ensinar, ela já consegue, ás vezes sozinha outras vezes com um pouco de ajuda, descer do sofá. Ah pois é!!!
As coisas menos boas vêm agora.
Fomos á pediatra na Sexta-Feira, foi a consulta dos 12 meses, e aproveitámos para ver como está a situação da laringite.
Laringite - OK, está bem, continuar com antibiótico, até quinta-feira. Parar com a Celestone. Deve ser só tomado durante 3 dias.
Ouvidos - Tem o esquerdo um pouco inflamado, mas nada de preocupante, e como está a tomar o antibiótico, ajuda a desinflamar o ouvido.
Está muito bem, o pior foi quando foi pesada e medida.
Peso - 8,600 Kg - Percentil > 10
Comprimento - 74 Cm - Percentil 50
Perimetro Cefálico - 45 Cm - Percentil 50
Comparando com a consulta dos 9 meses, vê-se que a Adriana baixou os percentis quer de peso, quer de comprimento. Ela em 3 meses só engordou cerca de 500Gr.
Isto não é nada normal, quando a Adriana é uma criança que até come bem, A médica dizia para dar uma peça de fruta, e ela até comia duas, ou um pêssego e uma pêra, ou duas pêras ou dois pêssegos, ou pêra e banana, ou manga grande. A sopa comia sempre uma grande prato e até é grossinha, a minha sogra até dizia " Ai, tanta sopa, ela come isto tudo??!!", aminha mãe dizia "Ela come mais que o primo dela com 8 anos".
Mas quem é que me consegue explicar, para onde foi o comer que esta miúda comeu durante estes meses. Fiquei em choque, fiquei passada, fiquei preocupada.
A médica perguntou-me o que ela come, fez um esquema e não acha que esteja mal. A única coisa que ela não come ainda bem é o 2º prato, gosta de mexer no comer, de pôr na boca, chupar e ás vezes deita fora.
A Dra disse para lhe dar papas, aqueles cerais liquidos, porque têm calorias e ela tem que engordar, mas isso já eu lhe dou....
A médica não acha que ela esteja propriamente mal, mas não é normal uma criança diminuir os percentis tanto de peso como de comprimento.
Embora, estivesse sempre com peso mais baixo que o adequado, não era preocupante pois estava a desenvolver-se de forma constante. Agora parece que ouve uma regressão no crescimento.
Vamos fazer uma análise á urina, para verificar se tem uma infecção urinária. Ela não se queixa quando faz chichi, mas penso que deve ser para verificação de alguma bactéria na urina.
Ela disse que uma criança quando tem infecção urinária, por mais que coma, não engorda. Não quero pensar nisto. A minha filha não tem nenhuma bactéria.
Vamos aguardar para acabar o antibiótico, por causa da laringite, e vamos esperar 4 dias, e só depois fazer a análise. Agora temos que encontrar um laboratório, onde façam eles mesmo a recolha da urina. A Pediatra não quer que a recolha seja feita em casa, pois pode apanhar bactérias e também porque primeiro tem que se desinfectar, só no laboratório é que deve ser feita a recolha. É que esta análise é de contagem de não sei o quê.
Receitou, uma estimulante para comer, mas só iniciar quando ela vir as análises.
Receitou a vacina anti-varicela, para dar agora. Já que não teve a varicela, podemos prevenir.
Agora, para ajudar á festa, a minha rica filha, na altura que deve de comer bem, não, decidiu que deve comer mal, e então está na fase de não querer comer.
É de loucos, deu comigo em doida, a sopa não quer, a fruta não quer, a cerelac é um problema.
Fiquei possessa, enervei-me com isto tudo, acabo por lhe falar mais alto, ela grita porque não quer, o meu marido não quer que a obrigue a comer, acabamos a discutir e a Adriana a gritar.
Já tinha dito que a paixão da minha filha é o pai. O pai brinca com ela, arranca-lhe gargalhadas enormes, e a Adriana vê nele a salvação dela. Sempre que lhe ponho soro no nariz, que lhe tiro as ranhocas, que lhe dou a medicação, ou seja sempre que lhe faço tudo o que ela detesta, o paizinho está sempre lá para salvá-la......"Pronto, já chega, não lhe faças mais mal..." Pega nela e foge de mim e é mesmo isto que ela quer. Conclusão, como ela não quer comer, ela chora e como vê o pai, grita que se farta e estica os braços para ele, isto porque eu obrigo-a a comer e ele com pena dela, resmunga comigo, porque não quer que a obrigue a comer.
Mas eu tenho que obrigá-la, pois se não obrigar, ela não come NADA.
ESTOU DE RASTOS.
Isto começou na Sexta-Feira. A Pediatra falou que doente é normal que não queira, mas foi-lhe diagnosticada a laringite há mais de uma semana e só agora é que deu nisto.......A Pediatra, receitou até um produto, que caso a Adriana não coma, e devido a ela ter baixo peso, devemos de lhe dar para não desidratar.
Ontem, com os ânimos mais calmos pensámos que seria importante, mudar de sítio e fomos até ao CC Colombo. Foi a primeira vez que fomos ao Colombo com ela, ela gostou, olhava para tudo, apontava o dedinho para todo o lado. E na hora do comer, fez birra, mas eu pedi ao meu marido para não estar por perto, ele foi dar uma volta. Custou um pouco, mas ela comeu tudo, embora não lhe tenha colocado a quantidade de sopa que costumava pôr, mas fiquei super contente.
Hoje já foi para o infantário, vamos lá ver como vão as coisas correr.
A minha sogra ainda está de baixa, por isso hoje não há avozinha para ninguém.
. E quase 3 meses depois......
. Das festas de fim de ano ...
. O Papá
. Da Joana
. As festas já se passaram....