Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009

Hoje...

ao visitar este blog e ao ler este post, lembrei-me de uma situação que aconteceu em Fevereiro no Infantário da Adriana.

 

O que se passou foi numa Quinta-Feira, e tal como todos os dias, depois de acordarem da sesta, os meninos vão lanchar para o refeitório.

 

Fazem o comboio e aí vão eles!!!!

 

Nesse dia, a minha sogra, que já não ía buscar a Adriana há algum tempo, foi buscá-la.

 

O refeitório fica perto da porta de entrada/saída da instituição é muito grande e é onde todas as crianças da instituição vão comer, excepto os meninos dos berçários e salas 1 ano. Cada sala tem a sua mesa, para não haver confusões.

 

As salas dos 2 anos estão numa determinada zona, os pré-escolares noutra e ATL numa outra.

 

Nesse dia, a minha sogra, como era costume fazer, espreitou primeiro no refeitório, para ver se a Adriana ainda estaria a lanchar. Quando espreita dá de caras com a Adriana sentada na mesa que pertençe á sua sala, sozinha. Não estava nem educadoras, nem auxiliares e não estava nenhuma criança da salas dos 2 anos. Só estavam no refeitório as crianças do pré-escolar com as respectivas educadoras e auxiliares........e nenhuma delas tinha reparado que estava uma criança sozinha naquela mesa.

 

A minha sogra entrou pelo refeitório, foi ter com a Adriana e perguntou-lhe "ò Adriana, estás aqui sozinha, onde está a B e a M?" Ela estava com um ar assustado, e disse a avó, em Adrianês que a B e a M e os amigos não estavam e apontava para a porta.

 

A minha sogra, uma vez que é funcionária da instituição se bem que neste momento se encontra em casa, dirigiu-se a uma auxiliar do pré-escolar e disse-lhe "Olha lá, mas onde está a B?" Responderam-lhe "Não sei, acho que já foram para a sala" e a minha sogra disse "Então e deixam a miuda aqui sozinha"

 

Pegou na Adriana, dirigiu-se á sala da Adriana, e estava a M na sala com alguns meninos, e a B na casa de banho com outros meninos a fazerem a higiene, fazerem chichi, lavarem a boca, lavarem as mãos, etc!!!

 

Tinham praticamente acabado de chegar, portanto deve ter sido elas a abandonarem o refeitório e a minha sogra a chegar!!!!

 

Quando a minha sogra diz-lhe "Ó B., o que se passa com a Adriana??", ela responde " Não sei, mas porquê?" , a minha sogra disse "Então a miuda estava sozinha no refeitório"

 

A B, que era a educadora da Adriana ficou para morrer, começou a entrar em estado de nervos, a chorar, só pedia desculpas, dizia que isso não podia ter acontecido, mas como foi isto acontecer............... a minha sogra disse que ela ficou mesmo muito nervosa e claro que até a minha sogra estava super nervosa!!!!

 

Elas não tinham dado por falta da Adriana, e quando é que iriam dar???

 

Nesse dia a Adriana jantou na avó, e quando a fomos buscar é que a minha sogra contou, fiquei com o coração pequeno e a primeira coisa que pensei " E se fosse na praia????"

 

Por isso mesmo pensei duas vezes antes de autorizar a ida da Adriana para a praia em Julho.....

 

Nessa noite fiquei coladinha á minha filha e só pensei e se alguém tivesse entrado no refeitório e a tivesse levado, está certo que as coisas não são assim, mas uma vez que ninguém estava a reparar que a miuda estava lá sozinha, qualquer pessoa podia ter entrado no refeitório tal como a minha sogra entrou!!!!!!

 

Nessa noite dormi mal, muito mal, mas nunca passou na minha cabeça chegar lá no dia seguinte e descompô-las ou chamá-las de incompetentes........ meti-me um pouco no lugar delas, e o que estariam elas a sentir, se fosse eu a educadora não estaria bem de certeza, e tal como escrevi anteriormente, são erros graves mas são descuidos e até comigo acontecem descuidos!!!!!

 

Descansou-me o facto de tudo isto ter sido dentro da instituição, mas e se tivesse alguém lá entrado!!!!

 

Nesse mesmo dia, a B e a M foram dar conhecimento da situação á coordenadora da Instituição.

 

No dia seguinte, a B. veio logo ter comigo, pediu-me desculpa, diz que conta imensas vezes as crianças, está constantemente a contá-las e que ontem por causa de uns papeis que a M.  tinha deixado no refeitório, não contaram, mas também estranharam o facto de quando a M. voltou atrás para ir buscar os tais papéis, ela não viu a Adriana. Disse não sabia como tinha aquilo acontecido!!! Será que a Adriana estava debaixo da mesa, ela é uma menina irrequieta!!!

 

Frisou que apesar de tudo, ela não estava sozinha no refeitório, ao que lhe respondi que embora não estivesse sozinha, ninguém estava a reparar que ela estava lá.

 

Não fui bruta, não fui mal-educada, e nenhum pai/mãe se apercebeu da situação. Reparei que na sala dos 2 anos estava a coordenadora da instituição, devia de ser para o caso de eu começar a discutir com elas, mas tudo foi tratado com tranquilidade.  Devo dizer que a B estava com uma péssima cara, e disse-me que nem dormiu nada, só de pensar na situação e notava-se bem que realmente ela não estava bem!!!!

 

Disse á B., que a minha maior preocupação, foi ter a percepção que alguém poderia ter entrado no refeitório, ter levado a Adriana e ninguém ter dado conta de nada..... ela disse-me que ninguém entra lá só as funcionárias....... as coisas não são bem assim!!!! Eu vejo pais a entrarem lá!!!

 

Nem sequer apresentei queixa da situação na direcção, não ía resolver as coisas assim.

 

O que posso vos dizer é que não sei se foi pelo que aconteceu com a Adriana, e pela preocupação que demonstrei, que passado uns meses estavam a instalar câmaras de vigilância na instituição.

 

Apesar de tudo e não sei bem porquê, dei o meu voto de confiança e a Adriana foi a todos os passeios e inclusivé á praia. Nunca mais se falou no assunto, até porque eu própria disse que o assunto acabava ali!!!!

 

E se por acaso a minha Joana ficar aos cuidados da educadora B (que é educadora e coordenadora da creche), vou manter a minha confiança na mesma. Eu gosto dela, acho uma educadora 5 estrelas, tem vocação para o que faz e decerto não mais se esqueçeu de contar as crianças!!!!

 

 

No comentário, que deixei ao post que li hoje escrevi a dada altura isto,  "...........O que eu penso é que as coisas podem acontecer até quando eles estão ao nosso cuidado, portanto, enquanto eu puder e claro, enquanto as pessoas que tomarem conta dela, merecerem a minha confiança, a minha filha vai a todos os passeios pela escolinha!!!

 
Ás vezes penso que devo ser uma mãe diferente, um pouco despreocupada, porque não fico com o coração nas mãos, nem passo o dia a pensar nisso.... o meu pensamento é que tudo vai correr bem e pronto!!! "
 
E apesar de tudo o que aconteceu com a educadora B e a auxiliar M, eu continuo a confiar nelas e não me perguntem porquê.  E apesar de ter ficado com o coração apertadinho depois de saber o que se tinha passado com a Adriana, continuo a ser uma mãe sem stresses e não fico com o coração nas mãos, quando sei que ela vai para um passeio ou mesmo para a natação.
 
Fico tranquila pois estou a dar á minha filha oportunidade de crescer feliz......... no meu tempo, eu também ía para a praia, só não ía para a natação porque não existia, ía a passeios, se bem que agora fazem mais, pois têm mais condições......... e ficava muito feliz com isso!!!!
publicado por famíliateixeira às 11:51

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De patricia a 11 de Novembro de 2009 às 12:39
Quando "entregamos" os nossos filhos ao cuidado de uma instituição, é porque confiamos que serão bem tratados e terão a atenção devida.
Claro que acontecem acidentes e imprevistos!
Claro que se magoam, claro que adoecem, mas faz parte, e até à nossa guarda isso acontece.
Temos que encarar tudo com naturalidade...

Bjs

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. E quase 3 meses depois......

. Das festas de fim de ano ...

. O Papá

. Festas de Fim de Ano

. Da Joana

. As festas já se passaram....

. Hoje e Amanhã,

. A Adriana

. No Domingo á noite

. O Papá cá de casa...

.arquivos

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds