...... entrou um menino novo para a sala da Adriana. Houve uma desistência.
E para este menino, a adaptação ao Infantário, não está a ser nada fácil........ todos os dias, este menino, chora baba e ranho, quando o deixam no Infantário................ se até a mim me parte o coração ver aquela criança naquele estado, imaginem aos pais.
Para muitas crianças, é realmente tão complicado, a entrada no Infantário. Penso que o facto da Adriana ter estado numa ama, onde havia outras crianças, e ter entrado com 12 meses no Infantário, foi meio caminho andado, para que a entrada dela fosse mais pacifica................ claro que ficou a chorar alguns dias, mas nada a ver com a gritaria que este menino faz todos os dias!!!!
Por isso, mantenho aquela máxima, de que as crianças, ficarem com os avós, sem contactos com outros meninos, é um erro!!!!
Quando a Adriana nasceu, nunca se colocou a hipótese de a Adriana, ficar com nenhuma avó, a minha sogra trabalhava, e a minha mãe, já não trabalhava, desde os meus 5 meses de gestação, mas o meu pai está reformado há imenso tempo, e agora, com os dois em casa, era uma boa altura, para eles passearem e gozarem um pouco a vida....... e depois porque a saída da minha mãe da empresa onde trabalhava deveu-se a problemas nas pernas, fruto de acidentes de trabalho, o que implica que de quando em vez, andam enfiados nos médicos..........
A Adriana só teve com as avós cerca de 3 semanas, uma com a minha sogra (que tirou férias, para ficar 1 semana com a neta) e duas com a minha mãe.........depois foi para a ama.
E lá esteve até ao 1 ano, custou-me bastante, e claro mais a mim do que á Adriana, tirá-la de lá, mas como entretanto, teve entrada no Infantário, não podia perder a vaga, pois agora já tem assegurado o lugar até á entrada para a escola. Depois é uma opção minha mantê-la lá no ATL.
Agora com a Joana, adivinham-se tempos dificeis. Primeiro porque a minha sogra está de baixa, há mais de 1 ano, e está a tentar a reforma por invalidez, e já demonstrou, várias vezes, interesse em ficar com a neta, o que para mim era óptimo, pois era uns dinheiros que se poupava................. mas por outro lado, já disse qual a minha ideia, de ficarem com os avós.......... se eu for dizer á minha sogra que é melhor a Joana ir para a ama(onde esteve a Adriana), tenho a certeza que isto ía dar buraco!!!! Depois há a hipóteses de ter entrada no Infantário onde está a Adriana, o que implica entrar +/- aos 5 meses...... e isso o pai, não acha graça....... mas em termos de gastos era melhor que ir para a ama, pois os cálculos das mensalidades, são feitos com base no IRS, e depois porque há desconto de 20%, para a 2ª criança, o que significa que o que pagaria pela Joana era mais barato do que pô-la na ama.
Entrar no ano seguinte no Infantário, com cerca de 17 meses, significa, berreiro na certa..............na hora de deixá-la no Infantário, já vai com + 5 meses do que a Adriana tinha, já tem mais compreensão..........e decerto que o berreiro vai ser maior se estiver durante os primeiros meses de vida com a avó!!!!!
Eu por mim, colocava a Joana no Infantário (caso tenha entrada, claro), já aos 5 meses, evitava, problemas com a minha sogra e já se ia habituando ao Infantário!!!!
Hoje ao ver o menino a chorar baba e ranho, veio-me todos estes pensamentos....... e em contraste com aquele menino, foi bonito ver a minha menina, já tão certa de si, sem sequer esperar por mim, ir direito á sala, entra e senta-se a ver TV (ao inicio e fim do dia, eles vêm sempre TV)..... quando lhe disse adeus, já ela estava sentadinha, em frente á TV, e ela só deu um sorriso!!!
Ai, tantas dúvidas!!!! e tantos gastos!!!!
. E quase 3 meses depois......
. Das festas de fim de ano ...
. O Papá
. Da Joana
. As festas já se passaram....