Terça-feira, 2 de Dezembro de 2008

Aventuras.....

Como já tinha referido, neste post, lá fomos eu, a Adriana e os meus pais para o Norte na tarde de Sexta-Feira.......... o papá, minha irmã, cunhado e sobrinho, eram para ir ao fim do dia, mas como o papá acordou nesse dia, muito cedo para trabalhar e era ele que ía a conduzir, ficou combinado, eles partirem só na madrugada de Sábado...

 

 

A nossa viagem fez-se bem, com alguma chuva, mas nada fazia prever o que aconteceu!!!

 

Chegámos ás 20h30m, á aldeia da minha mãe....fizemos boa viagem, estava frio, mas é normal para a época do ano.

 

Descarregamos o carro, e de repente mete-se o meu pai "Olhem, está a nevar!!"

 

Mas não era uma neve intensa, era uma neve que se desfazia, não ligamos até porque pensámos que não fosse nada de importante e também porque parou logo!!!!

 

O pessoal, ía sair cá de baixo ás 6h de Sábado, até como o caminho agora tem auto estradas e IP é rápido.

 

Ás 5h30m, a minha mãe, vem-me acordar, a dizer que está muito frio (eu não tinha frio nenhum, estava tão quentinha com tantos cobertores), e que estava muito gelo na estrada, fomos á porta, e realmente estava a acumular muito gelo, mas nada de especial, tendo em conta, que nesta altura, há muita geada, durante a noite....... e disse-me que o meu pai, estava a dizer que era melhor irmos para baixo, para o pessoal não vir para cima......estava muito frio e a Adriana é pequena para estar neste frio, uma vez que não está habituada!!!!

 

Conseguimos contactar com o pessoal que ainda estavam cá em baixo, e um pouco contra vontade, acabaram por não ir para cima, uma vez que o meu pai disse logo, que ía para baixo e estava preocupado com a Adriana e ainda vinha para cima o meu sobrinho (que embora com 9 anos, é uma criança) e que o frio era muito!!!!

 

Eles acabaram por não arrancar de cá, e estava combinado sairmos mesmo no Sábado, para baixo........... voltamos para a cama........ ás 9h da manhã, fomos acordados por um telemóvel a tocar, era uma prima, lá da terra, a perguntar se estavamos lá, e para irmos á janela........Quando abrimos a janela, estava tudo branco, tinha caído em pouco tempo, uma grande camada de neve!!!!!!! não se podia passar para lado nenhum!!!! É óbvio que não podíamos sair de lá, e ainda bem que tinhamos dito para eles não virem para cima, pois também não conseguiam chegar á terra!!!!

 

Nas notícias, é que nos apercebemos da dimensão da situação.................... a A24 e a IP4 cortadas........ e eram as estradas que teriamos que apanhar, ou a A24, em direcção a Viseu, e depois a IP3 até Coimbra e depois a A1 até VFX ou uma estrada Nacional até Vila Real depois a IP4 em direcção ao Porto e depois a A1 até VFX............... além disso ainda havia a questão de como sair da Aldeia!!!

 

Ainda nevou no Sábado!!!

 

Esperámos por Domingo, e embora estivessem os acessos para sair da Aldeia, já abertos, pois a neve foi-se dissipando, havia a questão da A24 e IP4, e uma vez que a IP4 estava pior que a A24, a solução era mesmo irmos pela A24.

 

E como até a A24 estava cortada e até mesmo estradas de acesso a Castro D'aire, não tinhamos como sair dali.

 

O meu pai também não se queria aventurar, pois já houve uma vez, que devido ao gelo andou a patinar na estrada e só não parou numa Ravina, pois tinham os rails.

 

Esse momento, não lhe sai da memória, e ainda por cima ter a mim e a Adriana lá, a coisa não estava a ajudar!!!!!! Eu porque tinha que estar Terça feira, cá em baixo (mas se fosse o caso, ligava a dizer que não podia vir trabalhar) e a Adriana que era pequena para aquele frio todo.

 

Só ao fim do dia de Domingo é que vi na TV que a IP4 e a A24 estavam abertas, mas claro, os automobilistas, tinham que ter cuidados redobrados.

 

Viemos então na Segunda-Feira (ontem) para baixo, saímos ao Meio-Dia, pois também não podia ser muito cedo, por causa do gelo acumulado da noite!!!!

 

Viemos sempre devagar nos pontos críticos, em Vila Pouca de Aguiar e Castro D'Aire, pois são os locais em que a Auto-Estrada atravessa mesmo as Serras e apanham pontos muito altos.

 

Tudo tinha neve, mais parecia os Alpes, nevou muito mesmo, estava tudo muito lindo, mas  muito perigoso.......... em Castro D'Aire, chegou mesmo a nevar quando estavamos a passar!!!!!

 

Antes de chegarmos a essa zona, já nos tinham ligado, a dizer que estava a nevar e tal....... já não podia ouvir o telefone, essas coisas ainda enervam mais!!!!! Se bem que sei que se a estrada estava transitável, era porque era possível passar, mas com certos cuidados............mas eu sabia que para o meu pai, que já tinha apanhado um susto com o gelo, era enervante ouvir estas tretas!!!!!

 

Lá passou as zonas de Neve, o meu pai ficou mais descansado, e chegamos cá muito bem!!!

 

Conclusão deste fim de semana, estivemos um fim de semana prolongado, longe do papá, e não gozei nada da Neve, pois o frio era muito e tinha medo que a Adriana se constipasse (ela não está habituada a este frio) tinhamos em casa a salamandra acesa, o meu pai, lá tinha que sair para ir buscar lenha, a Adriana andava sempre com as mãos e nariz gelados, e ela mais parecia um chouriço com tanta roupa que tinha!!!!! Ela ainda viu a neve pela janela, no Sábado e no Domingo lá veio á Varanda........ Não lhe tocou, mas gostou de ver a "nebe"!!!! 

 

Aprendemos uma lição "Sair separados para um fim de semana, nunca mais!!!!" Ou vamos todos juntos, ou não vamos!!!!"

 

E as saudades que a Adriana tinha do Pai, quando o viu, deu gritinhos de alegria, que só visto!!!

 

E o Pai, que não sabe fazer nada, foi todos os dias almoçar e jantar aos pais!!!!

publicado por famíliateixeira às 16:04

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. E quase 3 meses depois......

. Das festas de fim de ano ...

. O Papá

. Festas de Fim de Ano

. Da Joana

. As festas já se passaram....

. Hoje e Amanhã,

. A Adriana

. No Domingo á noite

. O Papá cá de casa...

.arquivos

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds