Não fomos ao pediatra na Terça-Feira como estava marcado, fomos sim na Segunda-Feira a uma outra pediatra. A consulta foi marcada no próprio dia como uma urgência.
A minha pequena passou bem o fim de semana com o narizito congestionado, mas sem febre e a respirar bem.
Mas a noite de Domingo para Segunda foi para esquecer, passou a noite quase toda a tossir. Fizemos uns aerossóis, demos-lhe um biberon e lá acalmou dormimos, mas quando a acordei de manhã estava novamente com febre. Não fui trabalhar e fiquei em casa com a minha pequena. Fizemos aerossóis, controlamos a febre, comia muito pouco mas a situação estava a ficar preocupante. Tinha ataques de tosse de tal forma que se vomitava toda. O papá foi para VFX procurar um pediatra que a visse ainda na Segunda-Feira e conseguiu fomos a uma pediatra numa clinica em VFX. Não conhecia aquela pediatra, nem nunca tinha houvido falar, mas lá fomos. Ela foi vista por volta das nove da noite. A pediatra esteve com ela +/- 45 minutos. Foi muito atenciosa. Viu-lhe os ouvidos, garganta, auscultou-a, viu a cabeça (ainda tem crosta láctea na cabecinha). Nessa altura ela estava novamente quentinha, tirou a febre e deu-me um supositório para lhe pôr. Pesou-a, mediu a cabeça e a estatura.
Percentis:
Peso: P25; Comprimento: P75 ; Perimetro Cefálico: P50
Durante o tempo que estivemos na sala de espera a Adriana estava muito agitada. Mas ali acalmou. A Dra. viu o boletim de saúde, tirou os dados sobre o nascimento. Falou sobre a alimentação da Adriana. Ainda não introduzi a carne na sopa, e a Dra. disse-me que só devo introduzir alimentos quando a Adriana estiver melhor. E quando assim for posso dar-lhe borrego, carneiro, frango e peru. Aos 5 meses e meio substiuti-se o leitinho do jantar por sopa.
A fruta não deve ser cozida pois perde as vitaminas, deve ser crua esmgada. e posso dar maça, pera e banana,
Quanto ás vacinas, ela vai levar para a semana, as vacinas dos 5 meses e a prevenar, mas assim só pode ser se ela estiver bem, pois adoentada não convém ser vacinada.
A Adriana tem comido pouco, chega a não beber nada do biberon, também não a forçamos e a médica disse para não forçar mesmo, é natural não ter fome, mas quando ela tiver fominha damos leitinho. A papa que ela adora também não a come toda. Para ver se ela agarrava o biberon, compramos daquelas papas que se faz com o leite do bebé (a Adriana costuma comer papa láctea da milupa, que se prepara com água), e misturamos uma colher de sopa no biberon, como tem um saborzinho, ela lá agarra um pouco. A Dra. disse que não há problema, mas nunca juntar papa láctea no leite da Adriana. Pois o leite dela é um, e o leite com que é feito a papa é outro. Não juntar leites.
A Dra. esperou que a febre da Adriana acalmasse e fez-lhe uns testes. Está tudo bem, o desenvolvimento dela está adequado para a idade. Mas a Dra. não viu nada, pois a nossa menina é muito faladora e muito espertinha, mas ela estava tão murcha que adormeceu em cima da maca.
Depois falou-nos da parte pior: o diagnóstico. Tem um principio de uma bronquiolite. Está com pieira e está atacadita. Não é nada de grave mas vamos já aniquilar esta maldita infecção. Vai tomar um antibiótico (que não me lembro do nome) e vai juntar ao soro do aerosol meia ampola de Atrovent. Benuron em caso de febre de 8/8 horas e ao fim de 4 horas se tiver febre dá-se o Brufen (este mesmo em último caso) e muito soro no nariz. Ter atenção se aparece manchas no corpo, falta de ar, e alguma alteração na cabeça (moleirinha), e nesse caso ir logo ao Hospital.
Hoje ela está melhor tem passado melhor as noites, não tem saído de casa. Mas o facto de ás vezes ter o narizito congestionado incomoda-a. Ás vezes faz aquela choro tipo a queixar-se incosto-a a mim e ela fica quietinha.
Só quero que isto passe depressa e vai passar - sempre pensamento positivo.
Adenda: Estou com uma lagimazita, porque será??????
. E quase 3 meses depois......
. Das festas de fim de ano ...
. O Papá
. Da Joana
. As festas já se passaram....