Quinta-feira, 3 de Julho de 2008

Doentinha (post muuuito longo)

Na Sexta-Feira á noite, quando cheguei ao Algarve e a despi, notei que ela tinha umas borbulhitas nas costas e no peito....... tipo borbulhinhas de calor, pequenas!!!!

 

Pensei em três coisas.....poderia ser do calor, ou de alguma coisa que tivesse comido no Infantário (não fui eu que a tinha ido buscar, por isso não sabia se tinha comido algo novo), ou até da mudança de creme. Costumo usar A-derma exomega, mas agora, achei que como ela já está com quase 22 meses, não haveria mal em mudar e comprei Corine de Farme. Há tantas crianças que usam isto, não haveria de se dar mal com isto!!!

 

Não fiz nenhum bicho de 7 cabeças, reparei que no resto do fim de semana, as borbulhinhas não alastraram, mas também não desapareceram....

 

Na segunda-feira fui buscá-la á Avó, que a tinha trazido do infantário, e encontro uma menina, quietinha, quente, muito melosa e não queria comer nada.

 

Cheguei a casa, pûs-lhe um Benuron, dei-lhe a sopa, mas não quis comer nada.........começei a pensar nas borbulhas!!!! (que ainda as tinha e tem)

 

Acordou por volta das 5h da matina, a reclamar e a pedir água. Bebeu água e via-se que estava mesmo cheia de sede. Estava quente, pûs outro benuron....... ai as borbulhas!!!!!

 

Dei-lhe a papinha, não comeu nada, só duas colheres, mais nada!!!

 

Quando a deixei no Infantário, falei com a Educadora (sobre a febre, sobre como tinha passado o dia de Segunda no Infantário) e perguntei se na Sexta-Feira, tinham comido algo novo!!! Ela já nem se lembrava, perguntou a outra,e depois disse que o almoço tinha sido, além da sopa, arroz á valenciana, mas que não era a primeira vez!!!!!!.....mostrei as borbulhas e vai ela de repente lembrou-se que tinha aparecido um caso de Escarlatina no Berçário, e que também começa numa fogagem...................ESCARLATINA!!!!!!!!!

 

Ela disse-me, que também não conhecia, que também é borbulhas, e sabe que apanha a garganta, que ganha uma cor "framboesa".

 

Que íam falar com a Educadora da criança que tinha tido a escarlatina, para ver se reconhecia aquela fogagem como sendo parecida com a que o menino dela tinha tido.

Se fosse alguma coisa que me ligava!!!

 

Assim ficou.............. ligou-me ás 12h40m, a dizer que ela tinha febre, se podia dar a medicação, e disse-me que só tinha comido sopa ao almoço, perguntei-lhe se a outra educadora já tinha visto, ela disse-me que sim, mas que não reconheceu aquilo como sendo igual á do outro menino!!!!

 

Fiquei ralada!! Fui buscá-la mais cedo, fui ao hospital com ela!!! Foi atendida, por uma médica, que quase nem se entendia a falar, e que mais parecia que não percebia nada do assunto!!!!!

 

Viu as borbulhas, os ouvidos, a garganta foi impossível ver, porque a Adriana gritava desalmadamente!!!

 

Disse que a minha filha tinha uma otite, e depois de eu ter dito que tinha havido um caso de escarlatina, no Infantário, ela disse para outra médica " Ó colega, veja aqui esta menina, a mãe está a dizer que ouve um caso de escarlatina, no Infantário", vai a outra disse " Pois, é escarlatina".

 

Portanto, a minha filha estava com escarlatina, porque outro menino no Infantário também tinha tido....Boa!!!!!

 

Receitou Antibiótico e Atarax.

 

Saí de lá e comentei com a minha mãe que não tinha gostado da médica e que ela tinha dito que era escarlatina, só por dizer.... ela não tinha a certeza!!!!

 

No entanto, sendo uma escarlatina, e como não sou médica não tinha a certeza se era ou não!!!!! Fiquei preocupada com uma questão...........a Adriana tinha estado em contacto com uma grávida no fim de semana............ fui consultar a Net e descobri que não há perigo para as grávidas.............. e finalmente descobri o que era uma escarlatina, graças a este forum.

 

Estava impedida de ir ao Infantário por 10 dias.

 

A noite de Terça para Quarta, foi uma desgraça, a Adriana chorou o tempo todo, estavamos KO, não queria chucha, não queria água, não queria nada....

 

De manhã reparei que ela, tinha a boca toda ferida, por fora e já por dentro!!!!

 

Foi para a avó e durante a manhã, liguei para a Pediatra.

 

A Pediatra disse-me que escarlatina, não dá borbulhas na boca, que realmente a boca ganha uma tonalidade vermelha, mas borbulhas.... não!!!!.............disse-lhe que também tinha borbulhas no corpo.

Ela disse-me logo se não era aftas!!! Respondi: Dra, eu não sei se é escarlatina, fui ao hospital e disseram que era!!! 

 

"Que idade tem ela??", perguntou-me, e respondi :"Quase 22 meses"...... "não pode ser escarlatina, quero vê-la, venha ter comigo a Lisboa"

 

E lá fui eu, mas como a patega da mãe só sabe ir para Lisboa, para sitios que conhece, porque para sitios que não conhece, também não se aventura de carro e como o papá também não podia ir, o papá ligou para os amigos Bombeiros e foram eles que fizeram o favor de nos levar!!!!! Granda Aventura

 

 

A Adriana estava muito atenta a olhar para tudo, estava num "Popó Gande" (isto era o que eu lhe dizia, não era ela)

 

Foi vista pela Dra., não tem escarlatina nenhuma, não tem otite nenhuma, tem os ouvidos apenas mais vermelhitos, pois quando se tem infecção na garganta, apanha logo os ouvidos, mas daí a ter otite, vai uma graaaande diferença!!!!

 

A escarlatina, normalmente só dá a crianças com idade apartir de 2 anos e meio. As borbulhas são de uma forma diferente das que a Adriana apresenta.

E a boca não fica, da forma como ela tem.......... está com uma estomatite aftosa.

Está a fazer o tratamento para a boca, está a comer melhor (desde ontem á tarde). Só dar coisinhas frias e passadas, iogurtes, fruta passada ou cozida, sopa menos grossa e passada..... agora vai ser assim.

 

Em altura está muito bem, P75, mas em peso uma desgraça, ter estado estes dias quase sem comer também não ajudou. está com P25, desceu desde a última vez... que estava quase no P50.

 

Vai de novo para o Infantário, na Segunda-Feira, já tenho a declaração. A Dra. disse que 5 dias a fazer o tratamento vai chegar para poder ir para o Infantário, embora continue o tratamento.

 

E só me apetece mandar á fava aquele hospital da caca.

 

Ah, já me esquecia, falei com a Educadora, que me disse que como já eram 2 casos de escarlatina, falou com a Pediatra do Infantário, e a resposta que a Pediatra deu, foi que a escarlatina só a parece a crianças com mais de 2 anos e meio, que borbulhas na boca não é caracteristica da escarlatina, e que no caso particular da Adriana deveria ser febre aftosa (dado que teve um pouco de febre). E referiu que muitas vezes na Pediatria das urgências do Hospital, costumam estar Médicos de Clinica Geral e não Pediatras.

 

Bate ou não Bate Certo?????

 

E é uma pena, que para a minha filha ser tratada convenientemente, tenha que ser a pagar, este serviço público está uma miséria!!!!!!

 

Eu dou-lhes a escarlatina!!!! 

publicado por famíliateixeira às 12:32

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Celine a 4 de Julho de 2008 às 09:21
Realmente este pais em termos de sáúde está muito mal só somos bem atendidos se pagar-mos é mal feito!!
Espero que a Adriana já esteja melhor coitadinha!!
Beijocas

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. E quase 3 meses depois......

. Das festas de fim de ano ...

. O Papá

. Festas de Fim de Ano

. Da Joana

. As festas já se passaram....

. Hoje e Amanhã,

. A Adriana

. No Domingo á noite

. O Papá cá de casa...

.arquivos

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds