Quinta-feira, 12 de Junho de 2008

Reunião de Pais

Foi ontem, ás 18h30m, fui buscar a Adriana antes dessa hora, e deixei-a em casa dos avós.

 

E lá fui eu...

 

Em cima da mesa estavam as capinhas de todos os meninos, identificadas e lá dentro, estavam os trabalhinhos que tinham sido feitos ao longo deste ano lectivo.

 

Era só para as mamãs/ papás verem......... dão-nos, para levarmos para casa, daqui a 1 ou 2 semanas.

 

A reunião teve como tema, a avaliação deste ano lectivo. A Educadora, não falou, como já é costume, em nenhuma criança em particular, falou no geral....... no final da reunião falaria com os pais sobre os respectivos filhos, caso os pais quisessem saber algo.

 

Falou sobre as grandes mudanças que eram visivéis nas crianças, passaram de crianças que quase nada falavam, algumas nem andavam, para crianças que já falam muita coisa, e correm por todo o lado.

 

Já conheçem os animais, sabem como eles fazem, conhecem as frutas, dizem muita coisa que foram aprendendo.

 

Havia e ainda há, horas do dia dedicadas ás histórias, á música, há horas para brincar, comer e dormir.

 

falam muito com eles, de maneira que eles se habituem ao nosso vocabulário.

 

A nível da alimentação falou que há crianças que comem já a sopa, 2º prato e fruta sozinhos.

 

Disse-nos também que, uma vez que a Instituição tem condições para isso, já levou as crianças ao ginásio para brincarem com as bolas, vão á rua (espaço ao ar livre, dentro das instalações da instituição)com eles, levam as crianças a ver as tartarugas, esquilos, pássaros (há uma zona no Infantário, onde têm diversos animais).

 

Falou que está muito contente com os avanços deles.

 

Falou também que fazem encaixes com legos e enquanto os faz diz a côr das peças e até conta as peças............. não quer que eles já saibam as cores ou que já contem, pois ainda são pequenos, mas é uma forma de os habituar a ouvir.................... e ao ouvirem vão interiorizando............... e vão mesmo, porque a Adriana já sabe contar até 5 e quando não conta quando nós lhe pedimos é mesmo porque tem mau feitio.

 

 

Falou-nos sobre o novo ano lectivo que se aproxima (com inicio a 15 de Setembro), falou-nos na mudança de sala e de rotinas. Vão começar a usar bibe, e vão começar a comer no refeitório.

 

Vão também ter, uma vez por semana, uma ida ao ginásio da instituição, para fazerem exercícios. Vão também ter actividades nos ateliers de culinária, biblioteca e outras coisas.

 

Vão fazer bolinhos e comê-los ao lanche............

 

Vão começar a fazer parte das festas de Natal, Fim de Ano Lectivo e vão participar no Desfile de Carnaval e vão poder ir para a praia durante 15 dias (caso os pais queiram).

 

Vai começar a ser uma vida muito agitada a da minha filha.

 

Mas até ao dia 15 de Setembro, tudo se vai manter como está.

 

A maior alteração, e que não satisfez uma mãe, que por acaso é a mãe da criança mais pequena da sala............... foi a alteração da auxiliar.

 

Já nos tinham avisado (em reuniões anteriores) que quando a criança fosse para a sala de 2 anos, que só uma delas (auxiliar ou educadora) é que seguiria com as crianças......... de modo a ter uma pessoa de referência com eles.

 

Todos os anos rodam o pessoal, no ano anterior a auxiliar seguiu com as crianças, do Berçário para a sala de 1 ano, e entraram 4 crianças novas (uma delas a Adriana).

 

Agora vai seguir a Educadora deles, que vai ter outra auxiliar (que vem da Valência da Pré-Escola) e vão entrar mais 4 meninos novos. Para o ano a sala da Adriana vai ter 17 crianças.

 

As salas são giras, tem triciclos, tem cozinhas de brincar, berços para os bonecos, tem outro tipo de brincadeiras que não têm as salas de 1 ano.

 

Bem mas continuando, uma das mães não achou graça é mudança da auxiliar, referiu que para ela, mudar a educadora ou a auxiliar era igual, não achava bem que tivesse que sair uma, achava que as duas deveriam seguir.

 

Não compreendia, porque não seguiam as duas, as crianças estavam habituadas com elas, não estava certo mudar.

 

A Coordenadora do Infantário também estava presente e explicou que é importante as pessoas mudarem todos os ano, por uma questão de relações interpessoais e também porque era importante, para as próprias crianças, mudarem ........ disse também que ía custar mais aos pais do que ás crianças............. elas adaptam-se muito facilmente.

 

A Auxiliar ficou emocionada, com a situação, porque embora as pessoas percebessem (só aquela mãe é que se manifestou) ela viu que as pessoas ficaram tristes, pois quando deram a noticia todos dissemos  "OOHHHHH!!!"

 

É uma verdade, nós habituámo-nos á Educadora e á Auxiliar e quando já tinhamos convivência com elas, de repente há um corte.

 

E é verdade, custa mais aos pais e a ela(Auxiliar), do que ás crianças.......... só eu sei o que me custou ter tirado a Adriana da ama......... estava habituada com ela e de repente houve um corte........... é a vida!!!

 

De qualquer forma disseram-nos que as crianças já conhecem a auxiliar nova, pois já foram todos á Valência da Pré-escola fazerem-lhe uma visita e a própria auxiliar também já foi á sala dos pequenos para vê-los.

 

Confio na Instituição onde a minha filha anda, acredito que vai ficar bem. Ela gosta tanto da auxiliar como da educadora, portanto passar uma ou outra é indiferente........... Tem que se habituar á Mudança................ e o que é a vida,.......... não é uma constante mudança??? 

 

A maior emoção de todas, foi quando, já ás 19h30m, as auxiliares vieram entregar 2 crianças ás mamãs que estavam na reunião e uma das crianças era exactamente a filha da Sra. que se tinha manifestado contra a passagem só de uma delas......................... a menina é a mais nova da sala da Adriana........................ Assim que viu a mãe, foi a correr para a mãe a dizer "mamã"........... e sem ninguém estar á espera foi, depois para o colo da Auxiliar............ a mãe ficou para morrer............... foi justamente para o colo da pessoa que vai deixar de estar com ela................ começamos todos a bater palmas............. a auxiliar emocionada e as mães também................ e claro, eu que pareço uma torneira, veio-me logo as lágrimas aos olhos!!!!!!!!

publicado por famíliateixeira às 15:58

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Inês a 16 de Junho de 2008 às 15:04
Até eu fiquei emocionada com esta história. É bom sinal...sinal que ela é boa pessoa, boa profissional.
Beijocas
De nucha a 16 de Junho de 2008 às 18:53
É muito bom elas terem essa referência e nós vermos que estão bem e felizes na escolinha. A Kica também foi mudando de auxiliar até à sala dos 3 anos - a partir daí a auxiliar mantém-se; pode ser que no vosso caso seja assim.

Quanto aos teus comentários no meu blog, fico muito feliz por este dias se terem passado em segurança para vocês, imagino como deves ter estado. E sim, era na Opel Azambuja :)

Um grande beijinho

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. E quase 3 meses depois......

. Das festas de fim de ano ...

. O Papá

. Festas de Fim de Ano

. Da Joana

. As festas já se passaram....

. Hoje e Amanhã,

. A Adriana

. No Domingo á noite

. O Papá cá de casa...

.arquivos

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds