Lilypie Fourth Birthday tickers
Lilypie Second Birthday tickers
Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009

Adriana/Joana

Com o nascimento da Joana, muita coisa mudou lá em casa......... em vez de 3 passámos a ser 4, em vez de 1 menina, passámos a ter 2............... e isto implica rotinas diárias diferentes.

 

Rotinas estas, que estão ultrapassadas, a Joana tem as suas birras, mas apesar disso é uma bebé calma, o que ajudou bastante!!!! A Joana está completamente integrada na rotina familiar .

 

Quando a Joana nasceu,  a Adriana sempre foi á escola, mesmo estando eu em casa ela nunca fez birras para ficar em casa, preocupei-me em falar com a educadora dela, na altura, e saber se o comportamento da Adriana tinha mudado, se notava alguma diferença nela, se a notava triste.............. lembro-me da educadora dizer que a primeira coisa que a Adriana disse quando foi para a escola após o nascimento da Joana (recordo que a Joana nasceu a uma Quarta-Feira, na Quinta-Feira a Adriana não foi á escola, pois foi conhecer a mana e entretanto meteu-se as festividades da Páscoa, sexta-feira santa, etc. ela só foi á escola na segunda-feira)  foi que "A Joana é pequenina" e fazia o gesto com as mãozinhas e que a Adriana falava muito da mana, nunca a achou triste com esta condição de mana mais velha, e a própria educadora falava com ela sobre a mana......... uma semana depois um outro menino da sala, também teve não 1, mas sim 2 manas!!!!! e os outros meninos sempre que viam as manas dos amigos ficavam todos contentes e vinham todos á porta para verem os bebés!!!!

 

Apesar do meu receio no que diz respeito á reacção da Adriana, acho que tudo correu bem. As primeiras noites da Joana em casa, foram desgastantes para mim......... o pai ficou em casa cerca de 15 dias, ele dormia com a Adriana e eu com a Joana e mesmo assim, a Adriana chegava a acordar com os choros da irmã.

 

Quando o pai começou a trabalhar, valeu-me e muito a minha sogra que ficava com a Adriana durante a noite. Com duas crianças pequenas em casa, com a Joana a acordar de 4 em 4 horas, e com a Adriana a acordar cada vez que a irmã acordava, era complicado gerir tudo estando eu sozinha......por isso a Adriana ia dormir para a avó e nunca fez birras para ir, valeu-me isso!!!!!

 

Na altura pensei que a Adriana iria retroceder na questão das fraldas (que tinha deixado apenas 15 dias antes do nascimento da Joana) ou do biberon (embora ela tenha deixado o biberon aos 13 meses).

 

Em relação ás fraldas manteve-se normalmente, foi-se tornando mais segura nas idas ao bacio.

 

A Adriana só usa fraldas de noite, ainda que ela acorde para pedir xixi, mas muitas das vezes quando acorda, já fez um bocadinho na fralda. Mas a conselho da pediatra, não a acordo, pois ela é que tem que se sentir preparada para tirar a fralda da noite, e não somos nós que devemos de insistir.

 

Em relação ao biberon, a Adriana mostrou-se interessada no biberon e chegou a pedir água no biberon, e dei-lhe mas assim que ela viu a tetina, ficou a olhar assim como "o que é isto!!!" e devolveu-me o biberon e tirei a tetina e dei-lhe o biberon de novo e lá ela bebeu.

 

Mas como a irmã usa o biberon ela também tinha que usar alguma coisa sem ser o copo normal......... quando ela deixou o biberon, comprei um copo destes, para ver se bebia leite ...... que ela não ligou nenhuma na altura e ficou lá dentro do móvel............. e não é que ela descobriu o copo e agora é este o biberon dela....... então no outro dia á noite vira-se para mim e diz-me " Mãe, quero leitinho, tenho fome, quero mamar"......... Bem eu e o pai soltámos uma valente gargalhada com esta do "quero mamar" e então a única coisa e o único miminho que a minha Adriana quer é na hora do leitinho á noite, eu dou-lhe o leitinho no copo dela e deito ela no meu colo , como se fosse uma bebé!!!!!

 

 

Não vou dizer que é fácil, gerir tudo com duas crianças pequenas, mas requer uma adaptação que já está feita.

 

A Adriana chegou a bater muitas vezes na Joana (ora nas pernas, ora na cabeça, chegou até a enfiar um dedo no olho da Joana), mas também lhe dava muitos beijinhos e abraços.

 

Não vou dizer que a Adriana era má, até me custa ouvir isto, ela não era má, ela precisava e precisa é de atenção e de sentir que os pais e avós dão-lhe na mesma atenção mesmo existindo a mana.

 

Já não é costume a Adriana bater na Joana, ainda acontece dar-lhe uns safanões, mas é mais quando as avós estão naquela de "blá, blá, blá" com a Joana e a Adriana fica a olhar e zás....... ciúmes!!!!

 

A relação entre elas têm-se tornado cada vez melhor. A Joana já interage muito com a Adriana, ri-se toda e agita-se quando vê a mana e não tira os olhos dela. A Joana já se senta bem, o que facilita as brincadeiras. Agora as guerras são porque as duas querem o mesmo brinquedo, mas estas brigas vão sempre haver, coisas normais das crianças.

 

Será escusado dizer que a Adriana voltou a brincar com coisas que já estavam esquecidas. Brinquedos de bebé, pianos.

 

E o parque, que já o tenho em casa, também é uma nova brincadeira para a Adriana. Queria o parque para ver se as afastava para a Joana escapar ás "belinhas" que a Adriana ainda lhe dá (de vez em quando), e não é que arranjei foi um novo brinquedo para as duas............ é vê-las ás duas no parque a brincarem com os brinquedos, enfim!!!!!!

 

Ter filhas com idades tão próximas tem destas coisas!!!!

 

publicado por famíliateixeira às 11:09

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De patricia a 15 de Dezembro de 2009 às 12:46
E há dias bons e menos bons...
Tu sabes...

Bjs

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

My Family from WiddlyTinks.com

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. E quase 3 meses depois......

. Das festas de fim de ano ...

. O Papá

. Festas de Fim de Ano

. Da Joana

. As festas já se passaram....

. Hoje e Amanhã,

. A Adriana

. No Domingo á noite

. O Papá cá de casa...

.arquivos

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.links

Free Web Counters
Office Depot
online
blogs SAPO

.subscrever feeds